Detroit/Cidade Fantasma
Detroit, retrato do pós-crise
"Da cidade conhecida como Motor Town (cidade do motor) ,para Ghost Town (cidade fantasma)''
Detroit é a maior cidade do estado norte-americano do Michigan. Foi fundada no dia 24 de julho de 1701 pelo aventureiro francês Antoine de la Mothe, sieur de Cadillac (senhor de Cadillac, por ter nascido na cidade francesa Cadillac).
Os melhores e mais famosos carros do planeta saíram de lá devido aos visionários Henry Ford (fundador da Ford),os irmãos John Dodge e Horace Dodge (fundadores da Dodge) e Walter Chrysler (fundador da Chrysler), que entre 1900 e 1925 formaram a base do que futuramente se tornaria a cidade mundial da industria automobilística
![]() |
"Imponente sede da General Motors em Detroit'' |
Entretanto Detroit continuaria chamando a atenção do mundo com diversos eventos assim como o Salão de Detroit, que era o salão do automóvel mais esperado por todos os construtores, além de ser uma das principais cidades da copa de 1994, quando os EUA foi o pais sede do evento.
Os anos dourados de Detroit duraram até 2008, quando implodiu a crise financeira nos EUA. A ''Motor Town'' era uma cidade cuja a economia era baseada sobretudo na produção de automóveis, ou seja, uma cidade de economia monoprodutora, tal característica foi a principal causa da falência de Detroit.
Com o colapso no sistema bancário, o crédito que é o motor do consumo, ficou praticamente congelado
que provocou golpes muito duros nas Três Grandes - General Motors, Ford e Chrysler - o que provocou uma queda gigantesca na queda de carros nos Estados Unidos. Excessivamente endividadas, abaixo do valor de mercado e vitimas da concorrência extremamente forte das Sul Coreanas Kia e Hyundai e da industria automobilística japonesa, juntamente com a queda das vendas,as três grandes de Detroit devem sua sobrevivência ao plano de salvamento do governo norte americano no pós-crise de 2008.
Contudo esse salvamento da falência não evitou as demissões em massa e o corte nos custos, o que refletiu em um êxodo brutal da cidade de Detroit, tornando-a praticamente uma CIDADE FANTASMA.
![]() |
"Escola em Detroit - 2011'' |
![]() |
"Corredor de um escritório abandonado" |
![]() |
'''Cofre de um banco de Detroit''' |
![]() |
” Os arranha-céus abandonados do centro da cidade, que mais se parecem com hastes sem bandeiras, agora despontam como os símbolos da decadência''' |
Na minha mera opinião, nenhum lugar nos Estados Unidos retratou e sofreu a crise financeira de 2008 tanto quanto a cidade de Detroit. A crise já aconteceu a mais 4 anos e Detroit continua agonizando as perdas, antes o que era uma cidade cheia de executivos, operários da industria de automóveis e famílias agora é apenas uma cidade formada por arranha-céus, igrejas , hospitais e etc totalmente vazios !!
Nas principais avenidas da cidade não existe mais tráfego, o que é muito irônico quando a cidade já foi o maior centro automobilístico do planeta.
Comentários
Postar um comentário