A Economia do Carnaval
A Economia do Carnaval: Festa, Folia e Oportunidades
Acredito que aqui no Brasil a data mais esperada pela grande
maioria da sociedade é o carnaval. Essa expectativa pode ser explicada pelo espírito
de festa e folia que se espalha nesses dias que antecedem a quarta-feira de
cinzas onde as pessoas colocam a criatividade típica do povo brasileiro à tona
e vão para as ruas em busca de muita diversão.
Entretanto o carnaval possui uma ‘’teia produtiva’’ por trás
de toda a diversão e folia que fomenta o desempenho econômico regional e alavanca
os rendimentos no mês de fevereiro (que por muitos empresários é um mês
considerado ‘’perdido’’ por possuir menos dias úteis e com pouca movimentação mas com as despesas e gastos relativamente
iguais aos meses de maiores fluxos). Essa teia produtiva pode ser descrita como
as todas as atividades relacionadas com o carnaval, mas não necessariamente
seguem uma seqüência produtiva no oferecimento desses bens e serviços para a ‘’sociedade
do carnaval’’ (inclui todos que de uma forma ou outra estão ligados a ‘’festa carnavalesca’’
no Brasil – brasileiros, turistas, empresários, consumidores e afins).
Quando paramos para pensar a respeito da atividade econômica
presente no carnaval sempre pensamos primeiro nos bares, casas noturnas e clubes
os quais acreditamos que possuem um impacto econômico positivo maior nesta época
do ano. Entretanto o setor econômico mais próximo e com maior ligação com
outros grupos econômicos seria o setor ‘’criativo produtivo’’ do carnaval. Esse
setor é formado por todo segmento desenvolvimento e produção de fantasias,
adereços, souvenirs e objetos direcionados a festa carnavalescas, este setor
está diretamente ligado ao setor de insumos para tal produção, por exemplo, a indústria
de plástico, fibra de vidro, tintas especiais, tecido e etc.
Segundo o ministério do turismo (http://www.turismo.gov.br/) o carnaval de
2015 recebeu aproximadamente 7 milhões de turistas de todo o globo e junto com
eles uma injeção de r$ 6,5 bilhões na
economia nacional, ultrapassando o carnaval de 2014 que movimentou
aproximadamente 6 bilhões de reais no mesmo período.
Com essa enorme quantia de dinheiro circulando neste período
de tempo acredito que além da festa, folia e alegria o carnaval pode ser um período
de diversas oportunidades para empreendedorismo, geração de uma renda extra ou
ate mesmo expansão de negócios. Podemos
aqui citar a rede de espetinhos ESPETTO CARIOCA, que segundo a matéria publicada
no UOl Economia a empresa investiu aproximadamente R$ 120 mil neste carnaval para
proporcionar comodidade aos foliões oferecendo espetinhos nos dias de desfile. Outra empresa que esta empreendendo neste
carnaval é Hellado Monterrey, que atua no segmento de sorvetes (paletas
mexicanas), ambas as empresas investirão visando uma maior exposição de sua
marca e a oportunidade de expansão dos negócios para os próximos eventos desta
proporção e não somente lucro.
Comentários
Postar um comentário