A Economia do Carnaval

A Economia do Carnaval: Festa, Folia e Oportunidades


Acredito que aqui no Brasil a data mais esperada pela grande maioria da sociedade é o carnaval. Essa expectativa pode ser explicada pelo espírito de festa e folia que se espalha nesses dias que antecedem a quarta-feira de cinzas onde as pessoas colocam a criatividade típica do povo brasileiro à tona e vão para as ruas em busca de muita diversão.


Entretanto o carnaval possui uma ‘’teia produtiva’’ por trás de toda a diversão e folia que fomenta o desempenho econômico regional e alavanca os rendimentos no mês de fevereiro (que por muitos empresários é um mês considerado ‘’perdido’’ por possuir menos dias úteis e com pouca movimentação  mas com as despesas e gastos relativamente iguais aos meses de maiores fluxos). Essa teia produtiva pode ser descrita como as todas as atividades relacionadas com o carnaval, mas não necessariamente seguem uma seqüência produtiva no oferecimento desses bens e serviços para a ‘’sociedade do carnaval’’ (inclui todos que de uma forma ou outra estão ligados a ‘’festa carnavalesca’’ no Brasil – brasileiros, turistas, empresários, consumidores e afins).

Quando paramos para pensar a respeito da atividade econômica presente no carnaval sempre pensamos primeiro nos bares, casas noturnas e clubes os quais acreditamos que possuem um impacto econômico positivo maior nesta época do ano. Entretanto o setor econômico mais próximo e com maior ligação com outros grupos econômicos seria o setor ‘’criativo produtivo’’ do carnaval. Esse setor é formado por todo segmento desenvolvimento e produção de fantasias, adereços, souvenirs e objetos direcionados a festa carnavalescas, este setor está diretamente ligado ao setor de insumos para tal produção, por exemplo, a indústria de plástico, fibra de vidro, tintas especiais, tecido  e etc.

Segundo o ministério do turismo (http://www.turismo.gov.br/) o carnaval de 2015 recebeu aproximadamente 7 milhões de turistas de todo o globo e junto com eles uma injeção de r$  6,5 bilhões na economia nacional, ultrapassando o carnaval de 2014 que movimentou aproximadamente 6 bilhões de reais no mesmo período.

Com essa enorme quantia de dinheiro circulando neste período de tempo acredito que além da festa, folia e alegria o carnaval pode ser um período de diversas oportunidades para empreendedorismo, geração de uma renda extra ou ate mesmo expansão de negócios.  Podemos aqui citar a rede de espetinhos ESPETTO CARIOCA, que segundo a matéria publicada no UOl Economia a empresa investiu aproximadamente R$ 120 mil neste carnaval para proporcionar comodidade aos foliões oferecendo espetinhos nos dias de desfile. Outra empresa que esta empreendendo neste carnaval é Hellado Monterrey, que atua no segmento de sorvetes (paletas mexicanas), ambas as empresas investirão visando uma maior exposição de sua marca e a oportunidade de expansão dos negócios para os próximos eventos desta proporção e não somente lucro.

 Em suma, o objetivo desse post era retratar a proporção e a importância do carnaval para a economia (não só regional) , onde existe diversas possibilidades e oportunidades  para todos – o que acredito ser ‘’uma boa idéia’, já que nossa economia não anda sambando tão bem neste carnaval.


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