Risco Moral - Moral Hazard
MORAL HAZARD
Afinal o que é risco moral ?
![]() |
Risco e Seguro |
Ultimamente tenho me deparado com as noticias referente a crise da zona do euro e os bilhões de dólares e euros que estão sendo injetados todos os meses para ''salvar'' a eurozona da quebra. Essa ajuda pode ser caracterizada como um ''seguro-crise financeira'', ou seja, quando os países estão indo muito mau ,do ponto de vista econômico, o FMI (fundo monetário internacional) e os países mais ricos do planeta entram com o capital necessário para reerguer essa economia que está passando por maus bocados, com a finalidade de evitar um colapso ainda maior em toda cadeia financeira mundial.
Agora vamos pensar friamente ..... nós quando possuímos seguro de casa, carro, smartphones e etc, tomamos as mesmas atitudes para evitar que o carro seja roubado, a casa pegue fogo e/ou o celular seja furtado, se eles não estivessem segurados ? E a resposta é .... NÃO ! Não tomamos essas atitudes porque sabemos que em caso de furto, fogo ou qualquer outra coisa a seguradora irá arcar com o prejuízo e irá ressarcir nossas perdas e danos, e é exatamente ai que se encontra o RISCO MORAL.
![]() |
Seguro de Automóveis |
Em conceito, o risco moral (do inglês moral hazard) designa um tipo de falha de mercado em que a existência de um seguro contra um determinado risco aumenta a probabilidade de ocorrência do evento que origina esse risco. Como por exemplo o desleixo de deixar o carro (segurado) em uma zona de alto grau de furtos de automóveis.
E o que isso tem a ver com economia ? MUITO ! Tomamos o caso da crise de 2008, a qual sabemos que houve muita negligência dos banqueiros, pois como sabiam que iriam ser ''salvos'' pelo governo americano, continuaram a ''apostar'' em títulos podres (subprime) e correr riscos ainda maiores com o dinheiro dos correntistas. Esse tipo de atitude retrata o risco moral. Onde os banqueiros arriscam muito mais com o dinheiro dos outros, pois tem a absoluta certeza que em caso que ''falha do mercado'', o governo irá fazer o papel da seguradora e arcar com os custos.
Então sabendo disso, será que há risco moral na zona do euro ? Na minha opinião sim ! pois por mais que o FMI tente cobrar uma maior regulamentação bancaria no mercado comum europeu, os banqueiros sabem que serão salvos então continuam a arriscar e apostar em papeis, aplicações, fundos que não o fariam se não tivessem esse respaldo do governo.
Conclusão: nem sempre salvar os bancos e as nações endividadas, por causa do medo de um colapso financeiro global, resulta em um sistema financeiro saudável e estável, uma vez que quando sabemos que podemos ganhar mais, mais e mais e se ACASO pisarmos em falso, alguém ira evitar a nossa queda.
mas ................. o Lehman Brothers caiu e e o governo americano não ''segurou'' , até quando o FMI e outros vão ''segurar'' a zona do euro ? até quando as torneiras irão jorrar euro/dólar ?
Comentários
Postar um comentário