Smith e sua Mão-invisivel


APRESENTO-LHES O PAI DA ECONOMIA: MR. ADAM SMITH


  Logo no inicio do semestre na faculdade de Ciências Econômicas, me deparei com o conhecido ‘’pai da economia’’ e precursor da economia política. Adam Smith era um escocês nascido em 1723, o qual viveu no contexto do século das luzes, também conhecido como Iluminismo.

Sr. Smith, fez sua maior contribuição para a economia em sua obra intitulada “The Health of Nations’’ (A riqueza das Nações) publicada em 1776. Além da inimaginável contribuição para tornar a economia como uma disciplina independente , Smith criou a teoria da Mão-invisivel, a qual será abordada neste post.

Para inicio, vamos  caracterizar a posição de Adam Smith em relação a intervenção do estado na economia e quais os seus deveres para a sociedade.
Smith era fortemente defensor de uma economia liberal, sem qualquer influencia do Estado nela, ou seja, uma economia sem uma entidade reguladora pode por si só se equilibrar com base nos interesses individuais.
Isso mesmo ! Smith dizia a “ganância” de cada individuo, resulta em um bem generalizado.



Segue abaixo uma frase retirada de “A Riqueza das Nações” explicando muito bem a citação acima.
“Não é da benevolência do açougueiro, do cervejeiro e do padeiro que esperamos o nosso jantar, mas da consideração que ele tem pelos próprios interesses. Apelamos não à humanidade, mas ao amor-próprio, e nunca falamos de nossas necessidades, mas das vantagens que eles podem obter."

Para Smith o Estado só teria três funções:
  - Manutenção da Segurança Militar 
  - Administração da Justiça
  - Erguer e manter certas instituições públicas

Dessa  forma, os pensadores clássicos (assim como Smith) possuíam uma visão mais liberal do mercado, o que influencia e é de grande valia para o entendimento atual do mercado.

O funcionamento da mão-invisivel equilibrava o mercado de forma muito eficiente e sem intervenção governamental segundo Adam. Como ¿ vejamos um exemplo.

    Eu tenho uma fabrica de canetas, ela é a um única da cidade , possuo uma demanda crescente e com os métodos de produção mais eficientes a minha taxa de lucro é relativamente alta. Contudo na cidade existe algumas pessoas querendo ganhar mais, e vêem na minha empresa que o ramo de produção de canetas é lucrativo e passam a abrir novas fabricas de canetas. O que ocorre ¿ com uma maior concorrência e maior ofertas de canetas (lei da oferta x demanda) sou obrigado a reduzir o meu lucro assim como os outros produtores. Depois de um certo tempo o ramo de produção de canetas já não é mais lucrativo, o que faz com que migre o capital para um outro setor produtivo que gere mais lucro (empresários param de produzir canetas e passam a produzir clipes, por exemplo).

   Essa  historia contada acima , explica de forma bem simples a regulação do mercado, onde não se consegue cobrar preços acima dos níveis naturais ( que é o preço que paga pelo salários, alugueis e lucros)

   Tentei explicar se forma muito simples UM das centenas de teorias e contribuições de Smith para o ramo da Ciência econômica, busquei voltar um pouco a parte mais acadêmica da economia, ou seja, da forma mais de estudo sobretudo da economia política.

   Abaixo dois vídeos explicando de forma também simples a teoria de Adam Smith e o papel da ganância no mundo.

Para  finalizar: In Greed We Trust. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasil: de caipirinha à bilionários.

Mercado sustentável e lucrativo.

Psicologia Econômica: A sociedade Racional